“Food can be my best friend, it can be my boyfriend at the moment; a trip to the beach.”
Vivia, mulher, 28 anos, 136 kg.
Essa frase é de um depoimento que faz parte do documentário da HBO juntamente com Institute of Medicine, o chamado "The Weight of The Nation". Essa é a dica de hoje. O documentário fala sobre a epidemia que a obesidade se tornou nos EUA e mostra várias facetas desse problema. O programa tem um ótimo embasamento teórico, profissionais muito reconhecidos e bons no que fazem, além de vários estudos para comprovar o que muitos já sabem: obesidade é um problema de saúde pública. É um documentário fácil, agrada tanto a leigos quanto a pessoas envolvidas na área da saúde e traz informações muito interessantes. Por exemplo, nos EUA foi feita uma lei que no almoço das crianças servidos nas escolas americanas precisava ter "tantas" (não lembro quantas) porções de vegetais/frutas ao dia. De algum forma, que o documentário explica, as empresas que fabricam as pizzas vendidas nas escolas conseguiram fazer com que a pizza fosse vista como vegetal/fruta porque contém tomate (molho)!!!!!!! Dá pra acreditar num negócio desses?
Enfim, essa frase que iniciei o post é de um mulher um pouco mais velha que eu, com 136 kg e com um peso maior na mente. Ela ainda diz, durante seu depoimento, que ela não consegue pensar em como conseguiria se casar com seu peso e sendo assim, como ela poderia ter filhos; e que ela gostaria tanto de ter uma filha e a chamaria de Vivia 2... Porque o mundo merece outra Vivia. Muito tocante né? Mostrar as pessoas como são, mostrar os problemas que passam, as situações... O documentário é bem bom mesmo.
Os episódios são:
- Episódio 1 "Consequences": Episódio centrado nos problemas de saúde relacionados a obesidade.
- Episódio 2 "Choices": Episódio voltado para os problemas quando há mudanças drásticas de peso.
- Episódio 3 "Children in crisis": Episódio fala sobre o impacto da obesidade nas futuras gerações.
- Episódio 4 "Challanges": Episódio fala sobre a relação da obesidade com a economia.
Fica a dica. HBO já é boa por si só, mas me faz gostar mais ainda quando produz documentários tão interessantes assim.
Para acompanhar quando vai passar na HBO, pode acessar aqui, que além de ter informações sobre a programação, tem mais dados sobre o programa.
E para quem não tem HBO em casa, sem problemas, já está liberado o documentário legendado no canal da HBO no youtube.
"To win we have to lose"
:)
Nenhum comentário:
Postar um comentário